A Cheche Escola Jardim Encantado, localizada na Rua Quissamã, agora oferece descontos para os filhos de nossos associados.
As matrículas para 2020 já estão abertas e a instituição oferece vagas desde o berçário, até a educação infantil III, em período integral ou parcial.
Diante da necessidade dos pais de colocarem seus filhos cada vez mais cedo em
escolas de Educação Infantil, nós da Creche Escola Jardim Encantado nos sentimos
chamados a apresentar um Projeto em que a criança seja olhada como criança na sua
forma mais genuína de ser, tendo direito à alimentação saudável, espaço para brincar
e criar suas próprias fantasias com segurança, muito verde, onde o aprender será um
prazer e não uma obrigação.
Brincar é uma realidade cotidiana na vida da criança e, para que brinquem, é suficiente
que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação.
A imaginação é uma atividade mental que permite à criança, relacionar seus interesses
e necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhece.
É o meio que possui para interagir com o universo dos adultos; universo que já existia
quando ela nasceu que só aos poucos foi compreendendo.
No espaço creche muitas coisas podem ser trabalhadas, com jogos e brincadeiras. O
jogo, e a maneira como o professor (educador) dirige o brincar, desenvolverão
psicológica, emocional, físico-motora e socialmente as crianças.
Através dos jogos lúdicos, do brinquedo e da brincadeira, desenvolve-se a criatividade,
a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança.
Atualmente em nossa sociedade, extremamente capitalista, que influencia todos,
inclusive as crianças exercendo poder e controle através dos meios de comunicação,
principalmente a televisão.
Uma das alternativas que temos para burlar essa influência está no lúdico, nas
brincadeiras de uma forma geral onde as crianças trabalhariam além do corpo a
interação com o outro. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, o brincar é definido como uma forma de linguagem própria do
universo infantil, que não objetiva um produto, mas é um processo no qual as crianças
trocam entre si suas dúvidas, angústias e hipóteses sobre os mais diferentes assuntos.
Neste documento, existe a seguinte afirmativa: “Nas brincadeiras as crianças
transformam os conhecimentos que já passam anteriormente em conceitos gerais com
os quais brinca. (…) no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos
entre as características do papel assumido, suas competências e relações que possuem
com outros papéis, tornando consciência disto generalizando para outras situações”.
(RCNEI, 1998, p.27-28, v. I).
Sendo assim, precisamos respeitar a capacidade criativa de cada criança, é necessário
que se tenha uma grande sensibilidade e um olhar diferenciado e saber que criança é
criança, precisa brincar, se divertir, interagir e aprender.
Pensando dessa forma nossa creche deve ser um ambiente enriquecedor para que
possa contribuir com o cuidar e educar das nossas crianças desde os primeiros anos de
vida.